AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL É EDUCACIONAL
Pensar a avaliação vem
se tornando, já algum tempo, em todos os níveis de ensino, um exercício
indispensável na busca pelo aprimoramento. O ato de avaliar é inerente ao
processo educativo.
Tal relevância se deve
ao fato de que é por meio dos resultados expressos pela avaliação que as
instituições de ensino encontram elementos para reorganização de seus processos
pedagógicos para atingir a qualidade.
A avaliação tornou-se
objeto de estudo e reflexão dos sistemas educativos e dos educadores, o que tem
levado a uma revisão crítica de sua estrutura e de seus objetivos.
Nesse sentido, a
avaliação tem-se constituído em elemento para a formação humana. Seus
instrumentos ampliam-se e diversificam-se para avaliar diferentes capacidades e
avaliar o estudante de forma global.
A avaliação hoje tem
caráter formativo, qualifica o ensino e a aprendizagem, pois exige a
participação das instituições. Avalia-se para diagnosticar e propor soluções.
As Faculdades Integradas Pitágoras, desde sua
criação, adota a concepção mediadora de avaliação. Em 2012, instituíram uma
Comissão de Avaliação voltada para o aprimoramento do trabalho docente e
discente.
Tanto a avaliação
institucional, norteada pelos critérios do Ministério da Educação como a
avaliação da aprendizagem, exigem da instituição um esforço de realinhamento e
de avanços pedagógicos na busca da excelência e de resultados cada vez melhores.
Rosina Maria Turano Mota
Diretora de Avaliação das FIPMoc
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