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Neste nosso espaço, teremos textos das mais diversas áreas e abordagens que contemplam temáticas de interesse e de formação de profissionais e acadêmicos do curso de Psicologia, das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EM DEBATE


AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É EDUCACIONAL

Pensar a avaliação vem se tornando, já algum tempo, em todos os níveis de ensino, um exercício indispensável na busca pelo aprimoramento. O ato de avaliar é inerente ao processo educativo.
Tal relevância se deve ao fato de que é por meio dos resultados expressos pela avaliação que as instituições de ensino encontram elementos para reorganização de seus processos pedagógicos para atingir a qualidade.
A avaliação tornou-se objeto de estudo e reflexão dos sistemas educativos e dos educadores, o que tem levado a uma revisão crítica de sua estrutura e de seus objetivos.
Nesse sentido, a avaliação tem-se constituído em elemento para a formação humana. Seus instrumentos ampliam-se e diversificam-se para avaliar diferentes capacidades e avaliar o estudante de forma global.
A avaliação hoje tem caráter formativo, qualifica o ensino e a aprendizagem, pois exige a participação das instituições. Avalia-se para diagnosticar e propor soluções.
As Faculdades Integradas Pitágoras, desde sua criação, adota a concepção mediadora de avaliação. Em 2012, instituíram uma Comissão de Avaliação voltada para o aprimoramento do trabalho docente e discente.
Tanto a avaliação institucional, norteada pelos critérios do Ministério da Educação como a avaliação da aprendizagem, exigem da instituição um esforço de realinhamento e de avanços pedagógicos na busca da excelência e de resultados cada vez melhores.


Rosina Maria Turano Mota
Diretora de Avaliação das FIPMoc





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