...

Neste nosso espaço, teremos textos das mais diversas áreas e abordagens que contemplam temáticas de interesse e de formação de profissionais e acadêmicos do curso de Psicologia, das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ALGUMAS HISTÓRIAS


Meu nome é Suelen Priscila Macedo Farias sou acadêmica do 8° período de Psicologia das FipMoc, membro do NAIP -  Núcleo de Apoio a Inclusão Pitágoras e membro da ANDA – Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista. Sempre me interessei pela área de pesquisa e no semestre passado foi aberto o edital para o Programa de Iniciação Científica – PROIC FIP-MOC disponibilizando bolsa pela FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais) e pela FIP-MOC, participei do processo seletivo com o projeto intitulado: “Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior: Acesso e Permanência” tendo como orientadora Simone Monteiro e fui contemplada com a bolsa de Iniciação pela FAPEMIG pelo período 2011-2012.
 No processo foi avaliado o currículo e produção científica do orientador, o desempenho escolar e a participação em eventos científicos do orientando e a originalidade, relevância e viabilidade do projeto. Após a aprovação do projeto, participei do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial em Londrina, onde tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos na área e apresentar meu projeto em forma de pôster, que foi selecionado para tal evento. Em Janeiro desse ano, devido ser bolsista da FAPEMIG, fui selecionada para participar com financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), do evento internacional: Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA): Avanços na pesquisa e no Tratamento do Comportamento Autista, que foi promovido pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. A seleção foi feita pelo envio de uma carta de intenção do candidato, carta de recomendação do orientador, um resumo para ser apresentado em forma de pôster, o histórico escolar e sumula curricular. O pré-requisito para participação foi a fluência na língua inglesa, tendo em vista que o evento não teve tradutor. A FAPESP financiou as despesas de hospedagem, transporte e refeições. O evento contou com a presença dos melhores pesquisadores na área do autismo, a maioria dos Estados Unidos. Foi uma experiência incrível, em que tive a oportunidade de conhecer pesquisadores de outros países, e discutir temas atuais em relação ao comportamento autista. Me interesso muito pela área do autismo e da educação especial. No momento o meu projeto de iniciação cientifica esta em andamento na fase de coleta de dados, o objetivo do projeto é investigar fatores escolares que tem promovido o acesso e permanência de pessoas com deficiência (PcDs) no contexto de Instituições de Ensino Superior da cidade de Montes Claros.  Está sendo uma experiência significativa e uma oportunidade ímpar fazer parte do projeto e ser bolsista, tendo em vista que após minha formação pretendo continuar na área de pesquisa na pós-graduação stricto sensu.

Foto: Desconhecido


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.